quarta-feira, 15 de abril de 2009

Amuleto Original Turco - contra o mal olhado e olho gordo


O amuleto turco que protege contra mal olhado e olho gordo é muito comum na Turquia. Você pode encontrá-lo em toda a Turquia: as mulheres o usam em pulseiras, brincos, colares; os turcos dependuram o amuleto na casa, escritório e também no carro e os bebês também o usam ! O amuleto deve ser azul e ter a forma de um olho. Há diversos tamanhos mas a forma é geralmente aredondada. O nome turco do amuleto que protege contra o mal olhado e olho gordo é nazar boncuk.
Este amuleto que você vê nesta página é o amuleto contra o mal olhado mais original e pode ser colocado na sua casa, escritório , carro ou em qualquer lugar que você queira proteger contra as energias negativas!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Como fazer café Turco?




Você vai precisar de uma caçarola especial (que se chama "cevze" em Turco) em que os Turcos usam para fazer o café Turco e um café bem moído (peça para moer o café o mais fino possível tão fino como o açúcar de confeiteiro). Além disso você vai precisar de xícaras de café.
Supondo que você quer fazer 4 xícaras de café Turco. Tomando como medida a colherzinha de café coloque para cada xícara de café 2 colheres cheias de pó de café na caçarola. No nosso caso como são 4 xícara de café Turco, adicionaremos 8 colheres de café. Encha a xícara de café com água fria e adicione no caso 4 xícaras de água a caçarola. Assim para cada xícara de café é necessário 1 xícara de água.


Se você pedir café Turco na Turquia a primeira coisa que o garçon vai lhe perguntar é se você quer seu café "sade" (sem açúcar) "az sekerli" (com pouco açucar) ou "sekerli" (com açucar). Assim adicione também na caçarola a quantidade de açucar necessária para adoçar o seu café. No caso das 4 xícara de café recomendo que para cada xícara de café seja adicionado também duas colherzinhas de café de medida de açucar.
Como você já adicionou: água, pó de café e açúcar, agora é só você levar ao fogo e ir mexendo até o café começar a ferver.



Retire a caçarola do fogo mecha e depois retorne para que ferva uma segunda vez. Cuidado que como o leite o café pode derramar e sujar o seu fogão ! O bom café Turco é aquele que forma uma espuma sobre o café !
Reparta então o café nas 4 xícaras e sirva. Como o café Turco contém o pó do café, você deve beber o café bem devagar, apreciando o sabor e dando um tempo para que o café se assente no fundo da xícara. Assim você não bebe o pó e sim o café.
A pergunta dos estrangeiros é sempre: Até onde devo beber o café ? Você deve beber o café até quando começar a sentir a borra do café na sua boca. Como o pó do café é mais pesado ele tenderá a decantar e ficar no fundo da xícara.

domingo, 12 de abril de 2009

30 Dias

EU SEI QUE O SOFRIMENTO TEM VISITADO O TEU CORAÇÃO.
NÃO TENHO MUITO O QUE DIZER.
EXISTEM ACONTECIMENTOS QUE NÃO COMBINAM COM AS PALAVRAS.
FORAM FEITOS PARA O SILÊNCIO.
É NESSE MOMENTO QUE RECORREMOS ÀS REALIDADES QUE FALAM SEM PRECISAR DIZER NADA.
NINGUÉM AMA SEM MORRER UM POUCO,MAS NINGUÉM É AMADO SEM RESSUSCITAR TAMBÉM.
POR ISSO PRECISAMOS DOS DOIS MOVIMENTOS DO AMOR.
NA MORTE, O EMPENHO QUE NOS PREPARA COMO HUMANOS.
NA RESSURREIÇÃO, A DELÍCIA DE JÁ PODER SENTIR SUA CARNE, O SURPREENDENTE SABOR DAQUILO QUE JÁ É ETERNO.
VOCÊ DEIXOU MUITAS SAUDADE!
ESTARÁ SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES...

Aos amigos

Páscoa
Tempo de Ressurreição!
Tempo de meditar, de buscar,de agradecer, de plantar a paz.
Tempo de oração!!!
Tempo de abrir os braços, de abrir as mão de ser mais irmão.
Tempo de recomeçar!
Tempo de concessão, de compromisso,de salvação.
Tempo de perdão!!
Tempo de libertar, de libertação,de passagem, de passar… Para onde?Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!

Feliz Páscoa!!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Bazares em Istambul



Caminhar pelos bazares em Istambul é um prazer! Se você gosta de fazer compras ou simplesmente olhar coisas diferentes, os bazares de Istambul serão como que uma aventura!
Embora Istambul tenha muito comércio nós vamos falar sobre os bazares mais importantes da cidade:
Grande Bazar em Istambul
O maior bazar de Istambul com quase 5.000 lojas! é verdade !! O Grande bazar é o bazar mais conhecido de todo o mundo com várias mercadorias a venda.
Bazar Egípcio ou bazar de Especiarias
Este bazar é muito menor que o Grande bazar, mas famoso por vender as melhores especiarias de Istambul e da Turquia. Se você gosta de cozinhar este é certamente um bom lugar para ser visitado!
Mercados de rua em Istambul
Embora Istambul seja uma cidade muito grande com shopping centers modernos e supermercados, os mercados de rua tradicionais não mudaram.

Bebidas típicas da Turquia - Ayran Boza e Sahlep











Se você quer experimentar uma bebida realmente típica da Turquia, você deve pedir um "ayran", "sahlep" ou "boza" em um cafés. Estas três bebidas não são alcoólicas e podem ser encontradas pela cidade em diferente estações do ano:




Ayran




O ayran é feito de uma mistura de água, iogurte e sal. Geralmente o ayran é bebido mais no verão por ser uma bebida gelada. Mas os turcos também bebem ayran no inverno. A consistência do ayran é cremosa, de cor branca e varia de região para região mas o básico é a mistura de água, iogurte e sal. Esta bebida é muito saudável e uma boa fonte de alimentação podendo ser um acompanhamento de uma refeição.




Boza




O boza é uma bebida típica turca feita de sementes de grão de bico trituradas , um pouco de canela e açúcar. Esta bebida é cremosa de cor amarelada e geralmente bebida no inverno. No verão é quase que impossível achar boza para comprar. O Boza é vendido nas noites de inverno na rua por vendedores ambulantes. Os vendedores andam pelas ruas gritando boooozaaaa. A venda de boza é uma tradição na Turquia. Boza é bebido separadamente e não como acompanhamento em uma refeição.




Sahlep




Sahlep é uma outra bebida típica turca feita com a mistura de um po especial chamada sahlep que é vendido nos supermercados da Turquia e leite. Ao ser servido é derramado um pouco de canela na xícara fazendo com que a bebida seja mais atrativa. O po do Sahlep é feito com a mistura de varias especiarias, e seu sabor é único. Sahlep é uma bebido cremosa quente de inverno, bebida em cafés por toda a Turquia. Geralmente a bebida é bebida sem acompanhamento, mas caso a pessoa queira comer alguma coisa uma torta ou bolo seria uma boa pedida. Sahlep é uma bebida tradicional e foi também servida na época do império otomano.




quarta-feira, 8 de abril de 2009

Bazar de Especiarias



O Bazar de Especiarias é chamado em Turco "Misir Carsi" ou seja Bazar Egípcio.Se você tem tempo suficiente e de sobra em Istambul este é um lugar interessante de ser visitado, especialmente por pessoas interessadas em culinária e especiarias.Você encontrará no Mercado Egípcio:

Especiarias tal como alsafrão, orégano, menta, kimyon,
hena natural para tintura de cabelo, tempero para carnes, pimentas variadas...Doces típicos Turcos: "baklava" (doce feito com massa folheada e recheado com diversos tipos de nozes), "lokum" ( doce tipo "maria mole" com recheios de nozes, amêndoas e pistaches...)
Chás variados como de camomila, da ilha ou "Ada Cayi" (
Chá especial da Turquia), chá de Maçã, chá preto ...
Pistaches, nozes, Amêndoas e frutos secos tal como damascos e uvas...
E você pode comprar também o
café turco original da Turquia !

domingo, 5 de abril de 2009

Mesquitas em Estambul

Localizado na região de Suleymaniye em Estambul, esta mesquita foi construida em honra ao Sultão Suleymaniye.
A Mesquita de Suleymaniye
Existem muitas mesquitas em Istambul. Você verá mesquitas por toda a cidade em formas e tamanhos diferentes.
Mesquita Azul

A Mesquita de Eyup













Mercados de rua em Istambul





Embora Istambul seja uma cidade muito grande com shopping centers modernos e supermercados, os mercados de rua tradicionais não mudaram. As pessoas buscam preços baratos e também vão aos mercados atrás de uma gama de bens que nem sequer os grandes centros comerciais podem concorrer. Além disso há uma atmosfera diferente que você não acha em nenhum outro lugar.
Você será surpreendido em ver a quantidade de mercados de rua que existe em Istambul. A cada dia da semana há um mercado de rua grande em algum lugar de Istambul. O maior e mais famoso mercado de rua é o "Sali Pazar" na terça-feira em Kadikoy do lado asiático de Istambul. Na quarta-feira há um mercado em Fatih e Yesilkoy, na quinta-feira em Akatlar, na sexta-feira em Findikzade, no sábado em Bakirkoy... Também há alguns mercados de rua pequenos por toda parte durante a semana em diferentes bairros da cidade.
Os Turcos vendem qualquer coisa que o dinheiro pode comprar nesses mercados. Você pode achar: roupas para homens, mulheres, crianças e bebês; artigos de cozinha como toalha de mesa, pratos, garfos e facas; artigos de decorações de casa como tapetes, kilims, enfeites bonitos de vidro ou cerâmica, travesseiros e artigos de cobre; alimentos como queijo branco, iogurte, azeitonas, azeite de oliva, frutas, legumes, verduras e plantas; têxtil de todos os tipos fazer cortinas, roupas ou roupas de cama; sapatos e bolsas de couro para todos os gostos; temperos de todo o tipo; e a lista continua...


Os mercados de rua estão sempre muito cheios. Assim se você quer ver e evitar multidões, vá muito cedo pela manhã. Os mercados de rua são lugares muito interessantes para se visitar porque você tem a oportunidade de ver um lugar típico Turco e também de entender um pouco da cultura Turca.

O Jejum do Ramadã




O Ramadã é um feriado não fixo que se movimenta a cado ano e se localiza no nono mês do calendário muçulmano. Acredita-se que no mês do Ramadan o Alcorão sagrado foi enviado do céu como uma orientação aos homens e como um meio de sua salvação. É durante este mês que os muçulmanos jejuam. Este mês é chamado de Jejum do Ramadã e dura um mês inteiro. O Ramadã é um período quando os muçulmanos se concentram na sua fé e gastam menos tempo nas suas preocupações cotidianas. É um período de adoração e contemplação. Durante o jejum do Ramadã várias restrições rígidas são feitas nas vidas diárias dos muçulmanos. Não é permitido comer ou beber durante as horas que se tem luz do dia. Fumar e manter relações sexuais também são proibidas durante o jejum. Ao término de cada dia o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição chamada "iftar". Na noite que segue ao iftar é habitual que os muçulmanos saiam com a família para visitar amigos e familiares. O jejum é retomado na manhã seguinte.


De acordo com o Alcorão sagrado: A pessoa pode comer e beber a qualquer hora durante a noite "até que ela possa distinguir uma linha branca de uma linha preta pela luz do dia: e então ela deve manter o jejum até noite".
O bem feito pelo jejum pode ser destruído através de cinco situações: contar uma mentira, calunia, denunciar uma pessoa pelas costas, um falso juramento, ganância ou cobiça. Geralmente estas coisas são consideradas ofensivas, mas é muito mais ofensivo durante o jejum do Ramadã.


Durante o Ramadã, é comum aos muçulmanos irem à Mesquita e passar várias horas rezando e estudando o Alcorão. Além das cinco orações diárias, durante o Ramadã os muçulmanos recitam uma oração especial chamada a oração de Taraweeh (Oração Noturna). A duração desta oração é de 2 a 3 vezes maior que as orações diárias. Alguns muçulmanos passam a noite inteira em oração.


Na noite do 27º dia do mês, os muçulmanos celebram o Laylat-al-Qadr (a Noite do Poder). Acredita-se que nesta noite Maomé recebeu a revelação do Alcorão sagrado. E de acordo com o Alcorão, neste dia Deus determina o curso do mundo durante o ano seguinte.
Quando o jejum termina (no primeiro dia do mês de Shawwal), um feriado chamado Id-al-Fitr (o Banquete do Termino do Jejum) é celebrado durante três dias. Presentes são trocados. Amigos e familiares rezam em congregação e fazem banquetes. Em algumas cidades festividades são feitas para celebrar o fim do jejum do Ramadã.