segunda-feira, 9 de março de 2009

Expressão na Dança do Ventre

Empenho em aprender Muitas vezes, a dançarina da dança do ventre se pergunta: Como consigo ser uma boa dançarina? Haqia Hassam diz: “Para ser uma boa bailarina, basta ter um bom coração.”
Na verdade, o coração é a boa alma, a dedicação, o aceitar ser corrigida e treinada, a humildade, o não se comparar com as colegas e sentir felicidade com o sucesso delas. Tudo isso para mim formam o conjunto ideal da ‘boa dançarina da dança do ventre. ’
Eu sempre exalto as dançarinas da dança do ventre que dedicam seu tempo em treinos, e treinam noite afora e o dia todo e chegam às aulas exaustas mas mesmo assim com um rendimento impecável. Outras, nem treinam tanto, mas possuem aquele talento raro de reproduzir com perfeição os movimentos e assim tornam sua dança irretocável.
Expressão, aquilo que não se ensina
Agora, o algo mais importante, que infelizmente não se vende e nem se ensina, é a expressão.
Fator fundamental na boa bailarina é expressar com seu corpo um sentimento, levar a emoção ao público. Isto vem como conseqüência do sentir, com a segurança em cena, com a certeza de estar fazendo um bom trabalho, uma boa dança.

A dançarina de dança do ventre expressiva consegue transmitir o que quer que seja, em humores diversos, com apenas um olhar, um sorriso, um gesto em seu corpo, com a ponta dos pés, com uma pose de efeito.

Escrever um artigo sobre expressão é uma ousadia. Como colocar em palavras algo que só existe, e de maneira diferenciada, em cada um e que surge primeiro internamente e depois, externamente?

Vamos tentar identificar os elementos que propiciam o surgimento da expressão na dança do ventre e assim cada bailarina poderá fazer uso desses elementos incorporando-os a sua dança do ventre.
Se exprimindo com o corpo todo. Em primeiro lugar é importante deixar claro que a expressão do rosto não é o único fator fundamental para uma dança do ventre de qualidade.

De nada adianta uma técnica lapidada e perfeita, se o rosto e o corpo que dançam não traduzem emoção. E expressão é sinônimo de emoção, na arte.

Para entender, vamos dissociar o velho jargão de que expressão remete apenas à face. Errado. Você pode expressar uma série de mensagens e emoções com todo o seu corpo.

Os olhos, os lábios, os ombros, o tronco, as mãos, e principalmente as palmas das mãos.
A roupa de dança do ventre, das cores e os acessórios, também enviam uma mensagem.
Exercício
1-Pense numa artista:
Pense em um artista que você admira.
Observe nas fotos em que ele sempre aparece, identifique a principal característica desse artista.

Certamente irá surgir uma ‘marca’ algo que esse artista tem e que sempre aparece em seus shows e fotos. Ray Charles, meu artista preferido, era cego, usava óculos escuros o tempo todo, mas tinha uma expressão incrível. Reparem em suas fotos: um amplo e largo sorriso. Um jeito de impor os ombros e um andar diferenciado. Ray era especial e sabia disso.

Nat King Cole e sua voz impecável tinha na elegância a sua marca registrada. Maria Bethânia e sua mão para cima, seu olhar vislumbrando o infinito. E assim segue uma sucessão de famosos artistas.
Dina, com a sua expressão de languidez no olhar, suas mãos desenhando um caminho invisível no ar,

Jade El Jabel com seus olhos de feiticeira e um sorriso que dificilmente surge, mas quando aparece inunda a sala.

Lulu Sabongi é expressiva por inteiro. Isso ninguém pode tirar dela. Lulu tem uma entrega que se reflete desde a maneira como movimenta o cabelo, passando pelas mãos, pelo olhar meio em transe e toda a maneira como seu corpo se movimenta.
2-Observando-se a si mesma para conhecer a mensagem que envia para os outros.
Pensando nesses exemplos, é preciso, antes de tudo, um exercício de auto conhecimento. Faça um laboratório de si mesma. Tarefinha da semana: observar-se.
Primeiro, anote em um caderno, quais os comentários que costuma ouvir, que se referem ao seu corpo ou gestual.
Por exemplo: “como você é delicada” ou “ você é desastrada” ou ainda “você tem um jeitinho de andar...” Anote esses comentários, mas não os conceitue como verdadeiros e imutáveis, Isso é somente para você ter uma idéia da mensagem não verbal que costuma transmitir para as pessoas.
3-Anote suas características gestuais internas e externas, do tipo:
o som do seu riso ou gargalhada, como é? Alto, baixo, sussurrado, exuberante...
sua respiração - lenta, compassada, acelerada, sem ritmo, profunda, curta...
a maneira como você se desloca – passos curtos ou longos, rapidamente, devagar, para onde olha, a postura ao caminhar, como movimenta os braços...
a maneira como você pega objetos – se é delicada, se atrapalha e derruba tudo, se coloca força ou intensidade, se é suave (como segura os talheres,como escreve, como bebe água...)
como se posiciona em diferentes ocasiões – quando se senta, como fica? Como costuma dormir? Quando está parada, conversando, como costuma ficar?

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