segunda-feira, 9 de março de 2009

Shows e público

Os espectadores costumam demonstrar a sua admiração jogando notas e moedas sobre a dançarina e, por vezes, colocando o dinheiro em suas vestes. É interessante notar que não existe notícia de nenhuma outra dança com esta característica.
Tradicionalmente, a dançarina apresenta-se descalça. Porém, desde o surgimento dos grandes espetáculos de Dança do Ventre, sobretudo no Egito e no Líbano, as dançarinas apresentam-se usando sapatos de saltos altos, talvez como uma forma de demonstrar a ascensão social desta prática que tem as suas origens no povo do povo.
Muitas dançarinas ainda preferem dançar sem os sapatos, como forma de estabelecer um contato direto com a energia da Mãe Terra.
Apesar de ser uma dança folclórica, do povo, a Dança do Ventre tem envolvido desde o início do século XX grandes profissionais - dançarinos, coreógrafos, figurinistas, etc., passando a fazer parte de eventos cada vez mais sofisticados e luxuosos.
Com isto, sua característica original espontâneas e de improvisação) transformou-se num elaborado trabalho de produção, fruto de exaustivo treinamento e numerosos ensaios.
Nos grandes festivais realizados no Egito, no Líbano e na Turquia, as mais famosas dançarinas apresentam-se acompanhadas de grandes orquestras.
A Dança do Ventre é uma dança elaborada unicamente ao corpo feminino, enfatizando os movimentos dos músculos abdominais e os movimentos do quadril e do tórax.
A dança do ventre é praticada com os pés descalços firmados no solo,
A dança do ventre caracteriza-se pelos seus movimentos suaves, fluidos, complexos e sensuais do tronco, alternados com movimentos de batida e tremido do quadril.
As dançarinas da dança do ventre praticam uma dança diferente, pois realizam uma "dança dos músculos", ao contrário das "danças de passos", praticadas pelas dançarinas do ocidente.
Tradicionalmente, o joelho da dançarina de Dança do Ventre nunca se eleva acima do quadril. Talvez pelo fato desta dança possuir movimentos de pulsação e ondulação do ventre, tenha sido batizada de "Dança do Ventre", embora ela possua diversos outros movimentos.
Há autores que associam os movimentos rápidos da dança do ventre à demonstração da alegria de viver, enquanto que os movimentos lentos da dança do ventre estariam associados às danças religiosas nas quais se buscava imitar os movimentos do trabalho de parto e do parto em si,
Estes movimentos lentos da dança do ventre são considerados uma expressão de agradecimento às mulheres, por serem elas as agentes da perpetuação da espécie humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário